Clinica Zoli

Home | Especialidades

Periodontia

Especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando a promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.

Como rotina em todos pacientes sempre fazemos o trabalho e prevenção e profilaxia.

Acreditamos que a prevenção é sempre a melhor opção, por essa razão, o acompanhamento constante e o retorno acontece periodicamente em intervalos que variam de 4 meses até 1 ano, dependendo de cada caso. Na consulta de retorno, são feitas radiografias, seguidas de uma avaliação clínica detalhada e limpeza dos dentes para manter a gengiva saudável, com objetivo de evitar inflamações que podem ser uma porta de entrada para infecções sistêmicas como: endocardite bacteriana (coração), renais e pulmonares.

As doenças periodontais mais comuns são a gengivite e periodontite.

A Periodontite é uma doença inflamatória crônica resultante de uma infecção oportunista do biofilme (placa bacteriana). Ela se manifesta como um agravamento da gengivite e pode evoluir para uma perda óssea e consequentemente perda dos dentes.

Em casos específicos e estéticos as vezes algumas cirurgias periodontais minimamente invasivas são necessárias para remodelar as gengivas de modo que sua estrutura seja harmonizada aos dentes e lábios, criando o sorriso ideal que planejamos para você. Entre as cirurgias podemos citar recobrimentos radiculares, enxertos gengivais, recontornos entre outras.